imagem placa do google na rua colorida

Vale a pena fazer SEO para Bing e Yahoo?

Acredito que quando o assunto se trata de SEO, um esforço voltado para as plataformas Bing e Yahoo nem sequer passa pela cabeça da maioria das pessoas. Isso é esperado e relativamente normal, considerando que a marca Google praticamente fundou e hoje estabelece o patamar de tudo que é relacionado ao assunto.

Bing sendo o mecanismo de busca da Microsoft e Yahoo!Search propriedade da própria Yahoo que antes funcionavam de forma independente, a partir de 2015 passaram a firmar um “pacto” conforme descrito nessa matéria da Search Engine Land  onde eles descrevem que Yahoo e Microsoft anunciaram uma relação de busca conjunta. Embora mantenha a estrutura básica do acordo original, oferece às duas empresas, principalmente ao Yahoo, mais autonomia.

De forma resumida, agora o processo de otimização de buscas para esse mecanismo é o mesmo, e as buscas feitas nos produtos da Yahoo! rodam na engine do Bing.

Performance em Números

De acordo com os dados da Netmarketshare, temos os seguintes números em relação à porcentagem de marketshare mundial no período de Janeiro a Setembro de 2019:

search engine market share 2019

Poderia encerrar o artigo aqui mesmo né?

Apesar da dominância do Google, ainda sim temos um percentual de quase 8% no mundo todo se somarmos Bing e Yahoo, considerando que eles funcionam como uma entidade só atualmente.

Como todos os profissionais de marketing estão olhando somente para o Google, consequentemente o Bing e Yahoo possuem uma concorrência menor.

Outra grande vantagem competitiva é que o Bing é o mecanismo de busca padrão de todos os produtos da Microsoft, a qual empurra seu mecanismo guela abaixo de seus usuários e faz com que seja uma tarefa quase impossível alterar essa função nativa.

É de se considerar também que possuem uma presença maior dependendo de qual país é o público-alvo para qual você está otimizando seus conteúdos, como por exemplo, de acordo com o Stat Counter e algumas outras fontes, podemos esperar uma média de pelo menos 20% na região dos EUA.

Mas sabia que existem outros monstros das buscas além desses 3? Qual deles você acha que domina o mercado chinês por exemplo? Se você pensou no Google, você passou longe… As pesquisas na China são comandadas pelo Baidu, o “Google Chinês” com quase 70% do market share:

Source: StatCounter Global Stats – Search Engine Market Share

Isso serve somente para levantar um ponto de atenção para aqueles que enxergam o Google como uma entidade absoluta em qualquer contexto.

É claro que cada caso deve ser tratado de forma exclusiva, pois uma peculiaridade do Baidu é que a China possui a maior e mais sofisticada operação de censura on-line do mundo, a qual é popularmente chamada de “O Grande Firewall da China“.

Portanto, para que mecanismos de busca ocidentais como o Google entrem no mercado chinês, eles devem cumprir leis e regulamentos de censura extremamente rígidos e complexos.

Principais similaridades entre Google x Bing x Yahoo

Apesar de terem suas diferenças, algumas características ainda formam a base da maioria dos mecanismos de busca como:

  • Backlinks – A qualidade dos backlinks é importante para todos os buscadores, portanto ter sites relevantes apontando para o seu é algo que continua tendo muita força.
  • Busca Local – Tenha certeza de incluir palavras-chave com base em localizações geográficas para o sucesso nos resultados locais.
  • Busca paga – Funciona de forma bem similar para todos, porém é importante lembrar que essas palavras-chave estão apenas trazendo resultado a curto prazo para o seu site – no longo prazo, você precisa da busca orgânica.
  • Rich Snippets / Social Search – O Bing vem melhorando com o tempo seu mecanismo de resultados sociais, apesar de ser bem inferior ao do Google, você consegue ver rich snippets que se moldam de acordo com suas buscas.

Os pontos de similaridade entre as plataformas nos mostram que há uma concordância nesses aspectos perante os mecanismos de busca, logo, é extremamente importante investir nessas estratégias.

Diferenças e Oportunidades na Estrutura Visual das Buscas

Página inicial de buscas do Bing em 2019

bing pagina inicial 2019

Página inicial de buscas do Google em 2019

google pagina inicial 2019

Página inicial de buscas do Yahoo em 2019

yahoo pagina inicial 2019

Apesar de não querer aparentar, vemos claramente que o Bing segue todos os passos do mecanismo mais famoso de todos até em questão de estrutura visual, possuindo apenas pequenas diferenças como as imagens de fundo, e os serviços da Microsoft que são oferecidos.

Busca por “Seguro de Carro” no Google Desktop

Ao fazer uma busca pelo termo “seguro de carro” no Google, que é uma palavra chave bem comercial, vemos a SERP (página de buscas) dominada por 4 posições de anúncios seguidos por um rich snippet de busca local  com 3 resultados totalizando 7 resultados que não são buscas tradicionais de conteúdo antes de qualquer site orgânico aparecer.

google busca serp 2019

Busca por “Seguro de Carro” no Bing Desktop

Ao fazer uma busca pelo termo “seguro de carro” no Bing, vemos um cenário diferente, ao contrário do Google, são mostrados apenas 3 resultados de anúncios no topo e não há rich snippets de busca local também. Isso é interessante porque temos numa busca comercial, muito mais oportunidade e espaço para posicionar sites e conteúdos.

bing busca serp 2019 seguro de carros

Busca por “Seguro de Carro” no Yahoo!Search Desktop

Ao fazer uma busca pelo termo “seguro de carro” no Yahoo notamos diferenças interessantes, a primeira delas é que eles não possuem a tag de anúncio atrelada aos resultados, similar à versão antiga do Google, o que de acordo com os padrões de hoje faz com que os usuários possam entender esses resultados como orgânicos.

Possuem também 4 posições no topo para anúncios e mais ainda, esses anúncios podem ou não possuir rich snippets de sitelinks em seus resultados, aumentando ainda mais seu tamanho vertical.

Um detalhe é que existe uma linha bem fina que separa os anúncios dos resultados orgânicos.

É importante notar também que apesar da parceria entre os dois mecanismos Bing e Yahoo, os resultados não são 100% idênticos, havendo uma pequena variação nas posições, porém os resultados orgânicos são similares entre os dois enquanto que completamente diferentes do Google.

A barra de pesquisa parece sem um pouco grande demais e ocupar espaço sem necessidade.

yahoo busca serp 2019 seguro de carro

Principais diferenças na estrutura dos mecanismos

Falei sobre as semelhanças, agora entenda o porque não é possível aplicar as mesmas estratégias de SEO esperando obter os mesmos resultados nos 3 mecanismos:

1) Correspondência de palavras-chave

Enquanto o algoritmo do Google reconhece sinônimos e o contexto por trás da palavra-chave, o que dá mais liberdade e criatividade para você criar seu conteúdo, o Bing e Yahoo priorizam as palavras-chave exatas ao conteúdo, bem similar a como o Google funcionava antigamente.

2) Autoridade da página / Idade do domínio

A idade de um domínio, ou seja, há quanto tempo ele foi criado, já não é mais um fator tão predominante para o Google que prevalece mais a qualidade dos backlinks para o domínio.

O Google costuma dar prioridade para domínios com o final .edu .gov, e esses costumam fazer backlinks de qualidade para o seu site. Já o Bing e Yahoo colocam um peso muito maior no tempo de domínio considerando um fator importante para o ranqueamento.

3) Sites com conteúdo em Flash

Esse pra mim é o mais engraçado. O Google já não considera e rastreia sites construídos com Flash há algum tempo, mas o Bing rastreia e considera sites em Flash, tanto que às vezes ele chega a dar mais créditos a sites que utilizam (é raro mais acontece).

4) Otimizações para mobile

Desde abril de 2015, o Google vem priorizando os sites que são adaptados para dispositivos móveis “mobile-friendly”.

Embora o Yahoo ainda não tenha aplicado esse tipo de mudança, o Bing vem silenciosamente introduzindo algumas modificações em seu algoritmo para se tornar o mais “mobile friendly” possível.

5) Mídia social é uma métrica definitiva nos algoritmos do Bing

O Bing possui uma declaração oficial em suas webmaster guidelines dizendo que eles usam compartilhamentos sociais para determinar se uma página é popular entre os usuários. Se o seu conteúdo é amplamente compartilhado, isso é um indicador positivo para o Bing.

A longo prazo, seu ranking orgânico pode obter um aumento por causa da sua influência social.

O Jogo Aberto facilita o trabalho do profissional de SEO

Um dos diferenciais de mercado do Bing é que eles deixam muito mais claro quais são os seus fatores de ranqueamento ao contrário do Google.

Por exemplo nas webmaster guidelines, eles falam dos principais fatores de influência nas buscas e tem um arquivo completo com todas as informações possíveis sobre o mecanismo.

O Bing tem também sua própria versão do Google Search Console, que é o Bing Webmaster Tools, um serviço gratuito, que permite que os webmasters adicionem seus sites ao rastreador do Bing. O serviço também oferece ferramentas pra solucionar problemas de rastreamento e indexação de seu site, envio de novas URLs, criação de Sitemap, ferramentas de envio e ping, estatísticas do site, consolidação do envio de conteúdo e novos recursos de conteúdo e comunidade.

Considerações Finais

Apesar do Google possuir uma porcentagem de market share global acima de qualquer outro concorrente, se observarmos diferentes cenários e diferentes países principalmente no oriente, o jogo muda quase que por completo.

Então como o trabalho de SEO não é uma característica somente das “Américas” se você pretende ampliar suas operações e atingir diferentes públicos ao redor do mundo, deverá moldar sua estratégia de SEO fazendo uma boa pesquisa de mercado e considerando os diferentes market shares existentes.

Fontes:

https://netmarketshare.com/search-engine-market-share.aspx

https://gs.statcounter.com/search-engine-market-share

StatCounter Global Stats – Search Engine Market Share

Alexandre Polselli
Alexandre Polselli

Especialista em dados, atuo e escrevo sobre áreas de data science, data analytics, web analytics, growth-hacking e CRO (conversion rate optimization)

Artigos: 4

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