Como Monitorar a Posição de Palavras Chave no Google

Todo profissional de SEO precisa ter uma forma concreta de medir o desempenho dos seus esforços em posicionar bem algumas palavras chave. O monitoramento da posição das palavras chave no Google ajuda a visualizar de forma muito mais clara e instantânea o que está dando resultado, respondendo às seguintes perguntas:

 

  1. Minhas páginas estão aparecendo para as palavras chave que eu quero?
  2. Qual é a posição atual delas?
  3. A posição delas subiu ou desceu no último mês?
  4. Quais páginas eu preciso otimizar?

 

O que significa a posição de uma página no Google?

 

O Google determina a posição de uma página em seus resultados de busca analisando os mais de 200 fatores de ranqueamento e posicionando você de acordo com o quão relevante sua página é para a pesquisa que foi realizada.

 

Este conceito básico nos ajuda a entender o porque uma página sobe ou cai de posição e o que podemos fazer para otimizá-la.

 

Como verificar a posição de uma página para uma palavra chave?

 

A simples busca pelo termo no Google já irá retornar sua página caso ela tenha sido indexada. Caso seja uma página recente, o fato dela não estar na primeira página ou na segunda não significa que o Google não reconheça ela ou que ela não irá ser posicionada, pode significar que não deu tempo de isso acontecer ainda.

 

Como analisar as posições corretamente?

 

Uma página pode começar na posição 1 e ir até um número indefinido de acordo com o volume de resultados que uma busca possui, mas geralmente nós devemos nos preocupar somente com aquelas que estejam entre os resultados de 1 a 100 que são os mais “palpáveis”.

 

Dentro desse limite, podemos segmentar nossa estratégia da seguinte forma:

 

Posições de 1 a 10

Essa é a primeira página do Google. O objetivo de qualquer estratégia de SEO é se posicionar entre os 10 primeiros.

 

Posições de 11 a 20

A segunda página do Google não é tão ruim assim em questões técnicas de estratégia, pois se você fizer um bom trabalho de otimização, está a alguns passos de alcançar os resultados desejados.

 

Posições de 21 a 100

Se sua página está aqui, podem significar duas coisas: 1) Sua página é recente e está posicionando 2) O Google entendeu que sua página não é relevante para a pesquisa de fato.

 

Nunca nada está perdido, se o termo de buscas é muito importante para você, procure estratégias alternativas de otimização para sua página.

 

Como fazer o monitoramento disso na prática?

 

Para fazer o monitoramento dessas posições infelizmente você terá que fazer um belo investimento em ferramentas pagas e caras. 

 

Brincadeira.. Não terá que gastar um centavo.

 

Através do Google Search Console é possível fazer esse monitoramento de forma simples em 1 minuto!

 

É claro que o tempo e esforço vai depender da quantidade de palavras chave que deseja monitorar, além da granularidade de informações que deseja extrair, mas vou abordar a maneira mais simples de fazer isso.

 

Acesse a ferramenta do Google Search Console e na barra lateral esquerda clique em desempenho.

 

A aba de desempenho como o próprio nome diz, mostra o número de buscas que são feitas e que levam até seu site com as métricas de Cliques, Impressões, CTR média e o que nós queremos aqui que é a Posição Média.

 

dashboard do google search console

Abaixo dos gráficos principais, você conseguirá visualizar 5 abas diferentes, são elas: Consultas, Páginas, Países, Dispositivos e Aspectos da Pesquisa.

 

Aqui só será necessário entender as duas primeiras, Consultas e Páginas.

 

Na aba Consultas, você consegue visualizar todas as consultas que foram feitas e que levaram até seu site. Para cada consulta você tem dois tipos de métricas:

 

  • As métricas gerais daquela busca/ palavra-chave:
    •  Volume de buscas
    • CPC
    • Nível de competição, 
  • As métricas da busca em relação ao seu site:
    • Cliques gerados
    • Impressões geradas
    • Posição em que você aparece para essa palavra chave.

 

monitoramento de palavras chave com google search console

 

Como comparar períodos e saber se você melhorou ou piorou de desempenho?

 

Saber sua posição nas buscas é interessante, porém, somente isso não te diz de você está melhorando com o tempo ou piorando.

 

Para entender seu desenvolvimento então, basta clicar no botão de data do relatório conforme imagem abaixo:

 

seleção de período ultimos 28 dias

 

Então escolha qual é o período que você deseja avaliar:

 

  • Últimos 7 dias
  • Últimos 28 dias
  • Últimos 3 Meses
  • Últimos 6 Meses
  • Últimos 12 Meses
  • Últimos 16 Meses
  • Período Personalizado

 

período personalizado no google search console

 

Após selecionado o Período, você já poderá visualizar as diferenças, clique no botão para fazer download do relatório em questão para o Planilhas Google:

download de relatório no google search console

 

Você terá algo parecido com o seguinte:

 

relatório de comparação no planilhas google

 

Aqui o período selecionado foi dos últimos 28 dias, onde é possível visualizar quais eram as métricas anteriores e quais são as atuais e fazer um comparativo de desempenho.

 

As palavras chave que subiram de posição estão sendo reconhecidas pelo Google, porém isso não é uma garantia de que chegarão à primeira página, é preciso continuar o monitoramento e analisar se elas atingirão a meta, caso contrário é preciso aplicar otimizações nessas páginas e procurar entender os motivos da estagnação.

 

Como saber a posição de uma página específica?

 

Se você se pergunta qual é a posição de uma página específica no Google, primeiro precisa entender que as páginas são posicionadas de acordo com as buscas e não o contrário, logo, uma mesma página irá posicionar para diversas buscas diferentes.

 

Para entender como isso funciona, vá até a aba de páginas do relatório de desempenho e escolha uma página específica. Note que ao clicar em uma página específica, será adicionado um novo filtro ao seu Dashboard do Google Search Console conforme abaixo:

 

painel do google search console

 

Com o filtro aplicado, será possível você verificar todas as palavras chave que ativam sua página nas buscas e para cada uma, qual é a posição que sua página se situa.

 

buscas feitas no google search console

Isso é bem interessante para entender como é que o Google pensa na prática para posicionar seus resultados de busca.

 

Conclusão

 

Esta é apenas uma maneira simples e fácil de monitorar o desempenho de seus esforços de SEO, não significa que é a única nem a melhor. Há diversas ferramentas disponíveis hoje no mercado que também fazem esse tipo de trabalho de forma até automática como o SEMrush por exemplo.

 

É possível ampliar essa técnica e fazer um cruzamento entre as informações apresentadas. O Google Search Console apresenta poucas métricas em relação a outras ferramentas pagas, mas de certa forma, são as mais relevantes nesse sentido.

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