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Áudio SEO – Google torna Podcasts Reproduzíveis na SERP

O Google anunciou em seu blog oficial em Maio de 2019 que passou a exibir resultados de busca otimizados especificamente para podcasts que forem publicados no Google Podcasts quando você pesquisar por um determinado programa. Nos próximos meses será possível também salvar episódios de podcast para ouvir mais tarde.

Os episódios de podcast reproduzíveis são exibidos além dos resultados de pesquisa regulares quando os usuários estiverem procurando especificamente por podcasts, tanto em desktop quanto mobile veja:

 

audio seo black hole podcast pesquisa google serp

Ao clicar no resultado você é redirecionado para a página respectiva dentro do Google Podcasts.

Esse novo recurso começou inicialmente apenas paras pesquisas feitas nos EUA mas já está disponível a partir de hoje em vários outros países incluindo o Brasil.

 

O Google entende os conteúdos dos Podcasts

 

O Google diz que vai mostrar os podcasts com base em seu entendimento sobre o que está sendo discutido dentro do episódio.

No início deste ano, o Google estava automaticamente transcrevendo episódios de podcast, o que os tornou pesquisáveis ​​no aplicativo Google Podcasts, isso explica como o Google pode entender o que está sendo falado em episódios individuais.

Por fim, segundo o Google, os usuários não precisarão usar o termo “podcast” para ver episódios nos resultados de pesquisa. Isso significa que serão exibidos em breve como qualquer outro conteúdo quando um tópico for pesquisado.

Essa funcionalidade também será lançada no Google Assistente e no Google Podcasts para a web ainda este ano.

Como parte dessa atualização, o Google em breve dará aos editores a capacidade de especificar onde as pessoas podem ouvir seus podcasts, como outros aplicativos ou sites.

Portanto, se um editor tiver determinados episódios disponíveis apenas por assinatura, ele poderá garantir que esses episódios não sejam exibidos em pesquisas na web o que garante que esse público não seja prejudicado.

 

Como iniciar sua estratégia de Áudio SEO com seus Podcasts?

 

Se você deseja começar a aparecer para esses resultados de busca e alavancar sua estratégia de Áudio SEO, o Google separou uma documentação oficial aqui onde ela menciona quais plataformas e produtos da Google você pode publicar seus podcasts:

O Google não garante que seu podcast seja exibido em qualquer um dos seus produtos, mas para ajuda-lo a entender melhor seu conteúdo, é indispensável que você siga as diretrizes relacionadas.

 

O que pode ser feito para melhorar sua estratégia de Áudio SEO?

 

O Google sempre desenvolveu seus produtos em cima de um padrão que segue seus ideais relacionados a produção de conteúdo de qualidade, alinhando isso com o fato de que ele está fazendo a leitura e análise dos conteúdos de podcasts, pode se pensar em alguns pontos essenciais:

  • publicar um áudio com boa qualidade;
  • desenvolver roteiros bem estruturados e dividi-los em tópicos de perguntas;
  • criar temas claros e fáceis de serem identificados;
  • sempre manter conteúdos relevantes e que estejam relacionados ao título e descrição;
  • os conteúdos devem atendem às demandas do seu público.

 

Conclusão

 

Essa mudança é muito significativa para o mercado de podcasts, o Google fez uma ótima jogada e sabendo do seu tamanho, decidiu abocanhar esse mercado à base da força oferecendo os resultados de busca como seu maior diferencial. Porém não basta simplesmente achar que todos os produtores de conteúdo para podcast agora devem migrar para a plataforma sem mais nem menos, existem diversos serviços hoje que concorrem com o Google e possuem uma estrutura mais completa com muito mais funções para os produtores, ou até mesmo produtores que possuem sua própria plataforma de podcasts. Deve ser feita uma boa análise de negócios antes de tomar a decisão de migrar para o Google Podcasts.

 

Para quem irá fazer a migração, pode começar a fazer algumas análises estruturais que irão ajudar seu conteúdo a se posicionar de forma mais eficiente como:

  • O tema do seu podcast e de cada episódio é evidente o suficiente?
  • Ele possui uma estrutura onde uma máquina poderia potencialmente analisar perguntas e respostas?
  • Possui tópicos concisos?

 

Em última análise, Áudio SEO significará tratar seu conteúdo de áudio de maneira mais estruturada. A evolução mais ampla do Google em vários dispositivos também significa que precisamos estar mais conscientes do tipo de conteúdo que melhor se adapta às necessidades do nosso público. O pesquisador está procurando por texto, vídeo ou áudio? Cada modalidade atende a uma necessidade diferente e a um dispositivo diferente (ou conjunto de dispositivos) no ecossistema de pesquisa mais amplo.

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